terça-feira, 31 de julho de 2012

FIM DO ZINE TERRORZINE

Após alguns meses refletindo, eu e Elenir Alves, idealizadores do TerrorZine, decidimos que era hora de finalizarmos as edições do TerrorZine – Minicontos de terror, que teve início em 2008. Sua proposta inicial era minicontos de terror, mas com o tempo acabamos recebendo e publicando também minicontos de ficção científica, mas sempre nos moldes dos contos curtinhos, sendo um autor por página. A maioria desta nova geração de escritores da literatura fantástica nacional passaram por nossas edições, muitos nem tão novos assim, como André Carneiro, Miguel Carqueija, Maria Helena Bandeira, Jorge Luiz Calife e Roberto de Sousa Causo. Em especial, algumas edições marcaram bastante, como “Folclore, Lendas e Mitos” nº 06, “Viagens no Tempo” nº 24 e a última edição “O Gato Preto” nº 27, sendo a edição final.
A proposta do TerrorZine sempre foi a de publicações simples, gratuitas e num layout também simples, com notícias, entrevistas e imagens, enfim, uma edição com cara de fanzine mesmo, não de uma edição profissional. O intuito era abrir espaço para novos escritores, publicar autores veteranos, convidar autores esquecidos e até alguns autores internacionais, como o que aconteceu em nossas primeiras edições.
Muitos escritores bateram carteirinha e publicaram em praticamente todas as edições, como Miriam Santiago. Contamos também com a colaboração do Evandro Guerra em várias edições, com ilustrações e capas.
Recordando sobre as três primeiras edições, nós não sabíamos que o fanzine teria tanta repercussão no fandom. Hospedávamos o arquivo em PDF para download no Cranik (www.cranik.com), mas assim que o número de edições foi crescendo e o fanzine ficando mais conhecido, tivemos que mudar parte da hospedagem para o Divulga Livros (www.divulgalivros.org), pois pensávamos que somente assim daríamos conta da quantidade de downloads que estávamos recebendo. Engano nosso. Tivemos que retirar do ar várias edições para conseguirmos publicar outras novas no lugar. Aumentamos o limite da hospedagem, pagando bem mais por isso, o que ocorreu duas ou três vezes, até conseguirmos um espaço e limite aceitáveis.
Chegamos a receber proposta de uma editora para publicarmos o TerrorZine no formato livro (impresso), ideia que com o tempo acabou ficando esquecida, lá no fundo do baú.
Tentei inovar e trabalhar um pouco mais nas capas, então chamei o escritor e capista Marcelo Bighetti, que foi o autor da belíssima capa “O Gato Preto”. Mas a vida é assim, tudo que começa um dia tem que terminar. Ficamos muito felizes em conseguirmos reunir tantos escritores. Acredito que foi o fanzine que mais reuniu escritores em menos de 30 edições. E praticamente todos os autores da literatura fantástica nacional que você imaginar, passou pelo TerrorZine, seja com minicontos ou entrevistas, como André Vianco, Moacyr Scliar, Martha Argel, Giulia Moon, Nazarethe Fonseca, Eduardo Spohr, Regina Drummond, Cesar Silva, Rober Pinheiro, Eric Novello, M. D. Amado, Álvaro Domingues, Mauricio Montenegro, Gian Danton, Renato A. Azevedo, Claudio Parreira, Mariana Albuquerque, Renato Alves, Tibor Moricz, Estevan Lutz, Daniel Borba, Gus Rimoli, Helena Gomes, Duda Falcão, Felipo Bellini, Cesar Alcázar, Almir Pascale, Adriano Siqueira, Laura Elias, Waldick Garrett, Edson Rossatto, Braulio Tavares, Marcelo Bighetti, Gabriel Burani, André Schuk Paim, Danny Marks, Christian David, M. J. Borghi, Leonardo Ragacini, Dione Mara Souto da Rosa, Ricardo Delfin, Leonardo Brum, Lino França Jr, Dimitry Uziel, Oscar Mendes, Nelson Magrini, J. Modesto, Richard Diegues, James Andrade, Juliano Sasseron, Rosana Rios, Márson Alquati, Leandro Reis, Lord A, Sérgio Pereira Couto, Jocir Prandi, Gerson Lodi-Ribeiro, Tim Marvim, Allan Pitz, André Bozzetto Junior, Karlo Campos, Leonel Caldela, Alfer Medeiros, Fabian Balbinot, Georgette Silen, Claudio Brites, Octavio Aragão e dezenas de outros escritores.
Agradecemos aos sites e blogs que sempre colaboraram na divulgação de nossas edições. Agradecemos aos autores que estiveram sempre conosco e mesmo aos que passaram uma vez. Aos leitores e amigos que de alguma forma colaboraram.
E caso alguém queira uma das 27 edições, é só pedir, ok? Mande um e-mail para ademir@cranik.com com cópia para amigosdocranik@ig.com.br . Só ficará difícil enviar todas de uma vez, mas algumas edições não terá problema algum :)

Termino aqui com olhos lacrimosos ;)

Duas edições para você relembrar:
Edição de nº 06 especial "Folclore, Lendas e Mitos": www.cranik.com/terrorzine6.pdf
Nossa última edição de nº 27 "O Gato Preto": www.divulgalivros.org/terrorzine27.pdf

Forte abraço.

Ademir Pascale
@ademirpascale


3 comentários:

  1. Fico triste com a notícia, porém, entendo o sentimento de que tudo precisa seguir, as vezes, por outro caminho.

    Gostava muito do Terrorzine e sentirei saudades....principalmente em noteis macabras de lua cheia.

    ResponderExcluir
  2. Eu agradeço muito por todo o carinho, o espaço e a oportunidade que vocês me proporcionaram e só tenho a agradecer por tudo. Vou guardar com carinho a lembrança deste zine, que como vc mesmo citou, bati carteirinha e participei de quase todas as edições. Obrigada Ademir e Elenir, grande beijo à vocês. Mi

    ResponderExcluir
  3. Foi um ótimo projeto. A internet sente falta! :/

    ResponderExcluir